quinta-feira, 29 de novembro de 2007

2008 -Ano Europeu do Diálogo Intercultural

Com a globalização como pano de fundo e face aos receios de um choque de civilizações, a Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu acolhe favoravelmente a proposta da Comissão Europeia de declarar 2008 como o "Ano Europeu do Diálogo Intercultural". Os deputados querem que o diálogo inter-religioso seja expressamente incluído entre os objectivos do Ano.A proposta da Comissão Europeia relativa ao Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008) inscreve-se no âmbito dos anos europeus temáticos, como 2006, Ano Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores, ou 2007, Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. O objectivo principal desta iniciativa é favorecer o diálogo entre todas as culturas e entre todas as pessoas que vivem no território da União Europeia, a fim de lhes transmitir conhecimentos que lhes permitam conviver harmoniosamente.

Se pretender, pode apresentar junto da Comissão Europeia, propostas de actividades a desenvolver para as comemorações de 2008: Ano Europeu do Diálogo Intercultural.
Para mais informações clique em:
Ou em:

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Pedofilia: Método para reduzir impacto da violação nas crianças não é aplicado em Portugal - sociólogo islandês


De acordo com a notícia lançada hoje pela Lusa, os processos judiciais relativos a crianças vítimas de abuso sexual em Portugal podem ter efeitos mais graves nas crianças que a própria violação, apesar de já existirem formas de o impedir, disse hoje um especialista islandês.
Em Portugal, tal como noutros países europeus, "são as crianças que se adaptam às instituições e não as instituições a adaptar-se às crianças", alertou Brasi Gudbrandsson, director-geral da Agência Governamental de Protecção da Criança da Islândia, que hoje participou na XI Conferência Regional Europeia sobre Abuso e Negligência de Crianças, a decorrer em Lisboa desde domingo.
"As crianças vítimas de violação são submetidas a repetidas entrevistas por parte das mais variadas instituições, feitas por profissionais que muitas vezes não levam em linha de conta a situação de sofrimento acrescido para as crianças", revelou o sociólogo Brasi Gudbrandsson, durante a sua apresentação sobre "A Protecção da Criança na Europa".
Desde serviços de saúde, agentes policiais, advogados, assistentes sociais e tribunais, "a criança é obrigada a reviver vezes sem conta a violação", o que, segundo diversos estudos, "pode ter efeitos mais graves que a própria violação".
Além da "revitimização", as repetidas entrevistas aumentam o nível de ansiedade e podem levar à distorção da realidade, garante o sociólogo.
"A criança pode mudar a história. Pode responder no sentido de dizer apenas o que pensa ser a 'resposta correcta' que o adulto quer ouvir. É necessária uma abordagem comum relativamente à questão", disse à agência Lusa, à margem do evento.
Para "prevenir a repetição de abusos depois de terem sido vítimas de violação", a Islândia criou há nove anos a Children´s House (Casa da Criança), um projecto já adoptado por vários países europeus.
O objectivo da Children´s House é criar um ambiente em que a criança se sente segura e "protegida durante todo o processo criminal", explicou o sociólogo.
Numa sala especialmente construída para o efeito na Children´s House, a criança é entrevistada apenas uma vez por um técnico com formação nas mais variadas áreas. Numa outra sala da Children´s House, a entrevista é visionada em simultâneo por um juiz, assistentes sociais, agentes policiais e advogados de acusação e defesa.
"A criança não tem de ir à esquadra da polícia, nem a tribunal. A entrevista é gravada e vista por todos os técnicos que precisam de recolher informações, sendo ainda utilizada como prova em tribunal", explicou o sociólogo.
Além de diminuir a agressão na criança, este método garante que é recolhida uma "prova muito segura do que realmente se passou", isto porque são conhecidos os casos em que "as crianças mudam a história, respondem no sentido de dizer apenas o que pensam ser a 'resposta correcta' que o adulto quer ouvir".
"A informação que os serviços recebem é mais credível", defende o sociológo, lembrando o caso de uma criança que, depois de sugerida pelo inquirido, afirmava ter visto um crocodilo a comer uma banana.
"A primeira vez que foi perguntado à criança se tinha visto um crocodilo a comer uma banana ela riu-se, mas depois de várias entrevistas ela já contava pormenores da história, como se tivesse assistido a tudo. A criança começou a fantasiar e é também por isso que não queremos que as crianças sejam entrevistadas vezes sem conta", explicou.
Depois de entrevistada, a criança pode ser examinada por uma equipa médica nas instalações da Children´s House, que fornece ainda apoio psicológico à criança e família.
A XI Conferência Regional Europeia sobre Abuso e Negligência de Crianças é organizada pela Sociedade Internacional para a Prevenção do Abuso e Negligência de Crianças e Associação de Mulheres Contra a Violência.


Fonte: Lusa

XI Simpósio Internacional e Multidisciplinar do Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra







( Clique nas imagens para ampliar)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Morte por doença pulmonar crónica continua a subir

Cerca de 600 mil portugueses sofrem de doença pulmonar obstrutiva crónica, que continua a ser subestimada, alertou hoje, em Espinho, a especialista Paula Simão.
A especialista, que faz parte da organização comemorativa do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, a decorrer em Espinho, frisou que o número das pessoas afectadas em Portugal "continua a subir".
"De acordo com um estudo que já tem alguns anos, a doença atinge entre cinco e seis por cento da população portuguesa, ou seja, entre 500.000 e 600.000 pessoas", disse a responsável, acrescentando que " actualmente esse número deverá ser mais elevado".
Anunciou que a GOLD (Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia estão a efectuar um estudo "para avaliar a prevalência da doença em Portugal" na actualidade, cujos resultados deverão ser conhecidos no próximo ano.
Paula Simão recordou que "até há alguns anos, esta doença se designava por Bronquite Crónica, caracterizando-se pela falta de ar crónica", tendo como outros sintomas a tosse e a expecturação.
"O factor de risco mais importante da doença é o fumo do tabaco", alertou.
Acrescentou ao rol dos riscos, a inalação de partículas e gases provenientes de lareiras a lenha, aconselhando todas as pessoas de mais de 40 anos a fazer rastreio da doença, "mesmo que se sintam bem".
O rastreio da doença, que decorre hoje em espinho até às 18:00, é feito através de uma Espirometria, exame no qual a pessoa sopra para um aparelho através de um tubo e "que permite ver se há ou não obstrução" das vias respiratórias.
Outro dos objectivos das comemorações passa por informar a população sobre os factores de risco da doença, entre os quais o tabagismo ocupa lugar cimeiro.
A acção é realizada pela Comissão de Tabagismo e de Reabilitação Social da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a Coordenação Norte da GOLD e a RESPIRA (Associação Portuguesa de Pessoas com DPOVC e outras Doenças Respiratórias Crónicas).
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que anualmentea, a nível mundial, morram mais de três milhões de pessoas devido a esta doença.
Fonte: Lusa

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Seminário - Bullying, Violência e Agressividade em Contexto Escolar


A agressividade escolar é um problema significativo nas escolas de todo o mundo. Este fenómeno tem ganho visibilidade social crescente, tanto mais que a agressividade tem revelado ser o melhor preditor comportamental de dificuldades de ajustamento futuras. Adicionalmente ,o bullying enquanto fenómeno social é um dos comportamentos agressivos mais estudados na literatura actual. Face à importância e necessidade de investigação e de se actuar preventivamente em contexto educativo, o 1º Seminário promovido pela Associação de Antigos Alunos da FPCE-UL dedicado ao “Bullying,Violência e Agressividade em contexto escolar” tem como objectivo a partilha de perspectivas complementares provenientes de profissionais e investigadores com formação base diversificada, sem deixar de dar a palavra aos jovens e ouvir a sua visão sobre o fenómeno
Programa

8h30 - Abertura do Secretariado
9h - Sessão Solene de Abertura

Dr.ª Raquel Raimundo AAA FPCE-UL
Prof.ª Doutora Alexandra Marques Pinto - Vice- Presidente Conselho Directivo da FPCE-UL
Deputada Fernanda Asseiceira – Comissão Parlamentar Educação, Ciência e Cultura
9h30 – Mesa Redonda:Violência e Agressividade em Contexto Escolar
Moderadora: Dr.ª Patrícia Sarmento
Sub-Intendente José Fernandes – Missão para a Segurança Escolar PSP
Prof. João Sebastião - Observatório de Segurança na Escola
Prof. Doutor Eduardo Sá – FPCE-UC
Prof. Doutor Feliciano Veiga – FC-UL
Prof. Doutora Isabel Freire - FPCE-UL
11h30 – Mesa Redonda: O Bullying nas Escolas Portuguesas
Moderadora: Dr.ª Catarina Marto
Prof.ª Doutora Sónia Seixas – ESE IPSantarém
Dr.ª Susana Carvalhosa – Universidade de Bergen/ FCT/ ISPA
Prof.ª Doutora Ana Tomás de Almeida – IEC U Minho
Prof.ª Doutora Maria José Martins – ESE IPPortalegre
11h15 Coffee Break
13h – Almoço

14h30 – Mesa Redonda: Intervenção em Contexto Escolar
Moderadora: Prof.ª Doutora Ana Paula Caetano
Prof.ª Doutora Beatriz Pereira – IEC-UMinho
Prof. Doutor Carlos Neto – FMH-UTL
Engº Marco Vala – INESC-ID IST-UTL
Dr.ª Raquel Raimundo – FPCE-UL/FCT
Dr.Tiago Pereira – UÉvora / Projecto Escolhas
Grupo de Jovens Escola Secundária Daniel Sampaio, Centro de Atendimento a Adolescentes e Dr.ª Susana Carvalhosa
16h15 - Coffe Break
16h45 – Associação USINA - Peça “Macacos e Pombos” e Debate
18h30 – Sessão de Encerramento

Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa – Reitor da Universidade de Lisboa
Dr.ª Raquel Raimundo AAA FPCE-UL
Secretariado
AAA FPCE-UL
Alameda da Universidade
1649-013 Lisboa
Ao cuidado de Dr.ª Sofia Santos
Email:
aaa@fpce.ul.pt
Site: www.aaa.fpce.ul.pt

Preços de Inscrição
Profissionais: Até 26/10 - 50€
Depois de 26/10 - 60€
Sócios AAA: Até 26/10 - 25€
Depois de 26/10 - 35€
Estudantes: Até 26/10 - 20€
Depois de 26/10 - 30€

Apoios
Faculdade de Psicologia e de Ciênciasda Educação da Universidade de Lisboa
Climepsi
Porto Editora
FCT*

* a confirmar

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Educação Social - uma aposta na partilha de informação

Somos alunos do 4º ano do Curso de Educação Social na Escola Superior de Educação de Santarém e este blog surgiu da vontade mútua de criar um espaço privilegiado de trocas de informações e experiências individuais na área da Educação Social.
Pretende-se divulgar todas as temáticas que nos são inerentes como complemento para a nossa formação.
Poderão enviar para esocial04@gmail.com todas as informações que considerarem relevantes e pertinentes bem como, as informações relativas ao processo de aprendizagem e avaliação escolares.
Contamos com a vossa colaboração!