Com a globalização como pano de fundo e face aos receios de um choque de civilizações, a Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu acolhe favoravelmente a proposta da Comissão Europeia de declarar 2008 como o "Ano Europeu do Diálogo Intercultural". Os deputados querem que o diálogo inter-religioso seja expressamente incluído entre os objectivos do Ano.A proposta da Comissão Europeia relativa ao Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008) inscreve-se no âmbito dos anos europeus temáticos, como 2006, Ano Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores, ou 2007, Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. O objectivo principal desta iniciativa é favorecer o diálogo entre todas as culturas e entre todas as pessoas que vivem no território da União Europeia, a fim de lhes transmitir conhecimentos que lhes permitam conviver harmoniosamente.
Se pretender, pode apresentar junto da Comissão Europeia, propostas de actividades a desenvolver para as comemorações de 2008: Ano Europeu do Diálogo Intercultural.
Ou em:
1 comentário:
Numa época em que, muitas das vezes, a cultura é vista e utilizada como um factor de divisão e diferenciação entre as as gentes, torna-se importante incentivar a união atrávés daquilo que todos temos de igual... a diferença, neste caso, a cultural. No que toca à religião, o que nos une é a fé por isso deixemo-nos de brigas sobre " o meu deus é melhor que o teu".
Enviar um comentário