quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Educadores Sociais

Referência: # 645199
Anuncio:Descrição da função: Promover o bem-estar e a coesão social, nomeadamente através da rede nacional de serviços e equipamentos sociais as pessoas e famílias.
Procuramos:
-Candidatos com curso técnico profissional ou Licenciatura em Educação Social ou Serviço Social;
-Disponibilidade para trabalhar por turnos;
-Pessoas dinâmicas,
- Comunicativas;
-Aptidão para trabalhar.
Experiência:
- 1 a 2 anos.
Contrato: - Full-Time Oferecemos:-Vencimento Base; Subsídio de Alimentação e Subsídio de Turno.Envie o seu Curriculum detalhado para rh.emprego.nacional@gmail.com

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

APTES

Está dado o primeiro passo para a ORDEM PROFISSIONAL...
Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social

Banco de Voluntariado de Tavira participa em acção em Évora





O Banco de Voluntariado de Tavira participa, no dia 5 de Dezembro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntário, num convívio, em Évora, cujo objectivo consiste em promover esta causa.

A realização deste convívio visa a reunião e a partilha de experiências dos voluntários dos concelhos de Tavira, Covilhã, Arraiolos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Évora (parceiros no Núcleo de Voluntariado de Proximidade). O encontro contempla no seu programa a realização de um colóquio, o qual conta com a participação de Eduardo Pereira da Silva, presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida (Évora), Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, José Ernesto d’ Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Évora, e José António Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.
O voluntariado consiste num conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada (sem fins lucrativos) no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

APSI e INEM lançam Campanha de Prevenção das Intoxicações em Crianças - CONVITE 13 de NOVEMBRO

O INEM em colaboração com a APSI vão lançar uma campanha de prevenção das intoxicações em crianças com o objectivo de alertar pais, educadores, profissionais de saúde e a sociedade em geral para esta realidade. Pretende-se que esta campanha tenha uma grande visibilidade por forma a atingir-se este objectivo e conseguir-se reduzir, em número e gravidade, os casos de intoxicação em crianças.

Neste sentido realiza-se na próxima 5ª feira, dia 13 de Novembro, pelas 10H30, uma conferência de imprensa.

O vosso apoio e contributo são fundamentais para que estas “Histórias de Acordar” consigam despertar um maior número de consciências!

A APSI e o INEM Agradecem!!!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Educador Social - Aveiro (m/f)


Referencia: # 573197
Anuncio:
A Multipessoal selecciona, para Instituto Público seu cliente, sedeado em Aveiro:Educador Social (M/F)
Perfil:
  • Licenciatura em área compatível, curso técnico ou curso técnico-profissional;
  • Disponibilidade total e imediata;
  • Disponibilidade para trabalhar em regime de turnos e folgas rotativas;

Funções:

  • Promoção do bem-estar e coesão sociais, designadamente através da rede nacional de serviços e equipamentos sociais às pessoas e famílias;
  • Apoio ao pessoal técnico superior na emissão de pareceres e recomendações;

Condições:

  • Vencimento adequado á função;
  • Contrato a Termo Incerto, com duração máxima prevista de 3 anos.

Os interessados deverão enviar o seu Curriculum Vitae para: mafalda.vieira@multipessoal.pt, com a referência "Educador Social - Aveiro" no assunto.

Fonte: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=573197

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Precisa-se de Animador sociocultural e Técnico psicossocial


Empresa: ideq
Categoria: Serviços Sociais
Tipo: Part-Time
Referencia: # 565947
Data: 1-9-2008

Anúncio:
IPSS procura Animador sociocultural e Técnico psicossocial para integrar Equipa de Intervenção Directa na área da Toxicodependência,com idade mínima de 25 anos. Resposta para ideq@sapo.pt.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Precisa-se de Educador(a) Social, Monitor(a)

Empresa:Associação Humanidades
Categoria: Serviços Sociais
Tipo:Tempo Inteiro
Referencia # 558821
Data: 21-8-2008



Perfil:
  • Educador(a) Social
  • Responsável, Dinâmico(a), Adequado(a) e Assertivo (a)
  • Goste e Saiba Cuidar de Bebés/Crianças
  • Boa gestão de Stress

Local: Lisboa zona de Alvalade

Horário: 16h00-24h00 de Segunda a Sexta, inclusivé feriados

Enviar CV para ines.gaspar@humanus.pt

91 631 53 37

Fonte: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=558821

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Precisamos EDUCADORES SOCIAIS para Várias Zonas do País


Empresa:VSA Inovação
Categoria: Educação / Formação
Tipo:Tempo Inteiro
Referencia: # 556970
Data:19-8-2008
A VSA Inovação pretende recrutar EDUCADOR SOCIAL (m/f),TAREFAS:
  • Promoção do bem estar e coesão sociais, através da rede nacional de serviços e equipamentos sociais ás pessoas e famílias;
  • Apoio ao pessoal técnico superior na emissão de pareceres e recomendações.

PERFIL:

  • Licenciatura em qualquer área social, curso técnico ou técnico-profissional;
  • Experiência anterior neste tipo de funções;
  • Disponibilidade para trabalhar por turnos;
  • Disponibilidade imediata

LOCAL DE TRABALHO:

  • Lisboa;
  • Castelo Branco;
  • Aveiro;
  • Viseu.

OFERECE-SE:

  • Remuneração adequada é função;
  • Entrada Imediata.
  • Os candidatos interessados devem enviar o seu CV para raquel.oliveira@vsai.pt indicando no assunto a zona geográfica a que se candidata.

Fonte: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=556970

quarta-feira, 30 de julho de 2008

SIDA: 34 mil portugueses infectados


Estimativa está no relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas para a doença


Cerca de 34.000 adultos e crianças (maiores de 15 anos) estavam infectados no ano passado com o vírus de HIV/SIDA em Portugal, segundo as estimativas do relatório anual do Programa Conjunto das Nações Unidas para a doença, escreve a Lusa.

De acordo com o «Relatório
sobre a Epidemia Mundial do HIV/SIDA - 2008», elaborado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para a doença (ONUSIDA) e que, esta terça-feira, foi divulgado, o número estimado de pessoas infectadas em 2007 com o vírus da imunodeficiência humana em território nacional era de 34.000, sendo que as estimativas mais baixas apontam para 20.000 e as mais altas para 63.000.

Em 2001, as estimativas da ONUSIDA para adultos e crianças falavam em 29.000 infectados em Portugal. O melhor cenário apontava para 18.000 e o pior para cerca de 51.000.

O mesmo relatório adianta também que o número de mortes de adultos e crianças portuguesas no ano passado devido à doença foi inferior a 500.

SIDA: esforços começam a resultar

A percentagem estimada de prevalência da doença nos adultos portugueses, nomeadamente na faixa etária de 15 aos 49 anos, foi de 0,5 por cento para igual período, segundo o documento.

No que diz respeito a prevalência da doença nos jovens entre os 15 e 24 anos, o documento estima que 0,3 por cento das jovens mulheres se encontravam infectadas em 2007, enquanto a percentagem nos jovens do sexo masculino aumentava 0,5 por cento.

O mesmo documento coloca Portugal na lista de 16 países onde existe mais de 75 por cento de cobertura de tratamento antiretrovirico para adultos e crianças com HIV/Sida em estado avançado, juntamente com países como a Alemanha, Reino Unido, Irlanda do Norte, Dinamarca, Butão, Botswana, Chile, Costa Rica, Cuba, Chipre, Geórgia, Israel ou Namíbia.

O relatório não adianta números sobre as crianças portuguesas que ficaram órfãs devido à doença.

SIDA: medicamento com poucos efeitos «tóxicos»

Até ao final de Setembro do ano passado estavam registados em Portugal, segundo o Ministério da Saúde, mais de 32.000 casos de HIV/Sida, com um anterior relatório das Nações Unidas a indicar que Portugal era o quarto país da Europa Ocidental com mais casos novos diagnosticados em 2006.

Em Fevereiro deste ano, o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o número de casos de SIDA diagnosticados em território nacional tinha diminuído entre 2000 e 2006: enquanto em 2000 foram diagnosticados 1.022 novos casos de infecção, em 2006 o número baixou para 577, um decréscimo de 56,5 por cento.

Dados recentes do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge apontam para a existência de 35 mil pessoas infectadas com o vírus da imunodeficiência humana em Portugal.



quinta-feira, 24 de julho de 2008

Complemento Solidário para Idosos



Idosos pobres ficam dispensados de revelar rendimento dos filhos
Segundo o regulamento inicial desta prestação, só os idosos cujos filhos tenham rendimentos mensais inferiores a 875 euros é que têm direito ao apoio integral. Quando os rendimentos mensais dos filhos se situem entre 875 euros e 1225 euros, a prestação da Segurança Social é reduzido em 15 euros (que devem ser "pagos" pelos familiares).

A candidatura ao Complemento Solidário para Idosos (CSI) vai deixar de exigir a revelação dos rendimentos dos filhos. O acesso à prestação continua a depender desses rendimentos, mas a Segurança Social assume a responsabilidade de recolher essa informação, poupando esforços aos idosos. No fundo, a intenção é tornar o processo menos burocrático, procurando alargar o acesso a esta prestação social que continua pouco difundida.

Em declarações ao Correio da Manhã, o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, afirmou que, "face às dificuldades que o modelo apresentava, decidimos proceder às alterações que permitem aos idosos candidatar-se sozinhos a esta prestação". A Segurança Social assume a responsabilidade de consultar os rendimentos dos filhos pois "o Estado tem todos os elementos para cruzar as informações necessárias à atribuição do complemento", não fazendo assim sentido "serem os beneficiários a ter esse trabalho", acrescentou Pedro Marques.

Para explicar estas alterações, introduzidas a 10 de Junho, a Previdência enviou cartas a 553 mil idosos. Com a mesma intenção, o Governo deu, há um mês, indicações aos serviços da Segurança Social para que mantenham as portas abertas aos sábados.

Agora, o Ministério do Trabalho está optimista e prevê que o acesso a esta prestação dispare 55%. Actualmente, este apoio - que foi a grande bandeira social de José Sócrates nas eleições legislativas - chega apenas a 90 mil beneficiários, que recebem, em média, 83,7 euros.

Quem tem filhos tem cadilhos

O CSI veio introduzir uma nova filosofia nas políticas sociais, retirando protagonismo às pensões mínimas no combate à pobreza entre os idosos. Partindo do princípio de que muitos idosos com pensões mínimas não são efectivamente pobres (por disporem de outras fontes de rendimento, o Governo fixou um valor mínimo que todos os idosos devem ter - correspondente ao limiar da pobreza -, cabendo à Segurança Social pagar o diferencial. Porém, todos os rendimentos serão tidos em conta, inclusive o dos filhos.

Segundo o regulamento inicial desta prestação, só os idosos cujos filhos tenham rendimentos mensais inferiores a 875 euros é que têm direito ao apoio integral. Quando os rendimentos mensais dos filhos se situem entre 875 euros e 1225 euros, a prestação da Segurança Social é reduzido em 15 euros (que devem ser "pagos" pelos familiares). Se os rendimentos se situarem entre 1225 euros e 1750 euros, aquele valor passa para 35 euros por mês. E quando os filhos aufiram mais de 1750 euros por mês, os idosos perdem o direito a receber a prestação.
Estes limites aplicam-se aos filhos que não tenham constituído família. Com o aumento do número de membros do agregado familiar, aqueles crescem de forma decrescente.

Fonte: Correio da Manhã

segunda-feira, 12 de maio de 2008

IPSS - Novas tabelas de remunerações



Foram concluídas as negociações entre a CNIS e a Frente Sindical da UGT – FNE e outros -para revisão do CCT publicado no BTE, 1ª Série, nº 25, de 8/7/05.

O texto respectivo vai ser enviado para publicação no mesmo Boletim, e compreende, além da revisão global do clausulado, as actualizações das tabelas de remunerações relativas aos anos de 2007 e 2008 – já que, como é do conhecimento geral, no ano de 2007 não foi publicada a revisão das tabelas salariais negociadas com a UGT.

No que se refere à actualização salarial para 2007 – que, como se referiu, não foi objecto de publicação – a CNIS enviou oportunamente às Instituições o resultado das negociações levadas a efeito no referido ano, com a recomendação do pagamento das tabelas em causa.

Tais tabelas, como se sabe, são idênticas às objecto de publicação no BTE, nº 47, de 22 de Dezembro de 2007, relativas à revisão, para o referido ano de 2007, do CCT com a FEPCES.

Dentro de dias, será igualmente remetida às Instituições uma circular com a tabela de remunerações acordada para 2008, antecipando a publicação da mesma tabela no BTE.

Como foi oportunamente referido em Assembleia Geral da CNIS, a revisão do clausulado dos vários CCT em 2007, para além da actualização das cláusulas de expressão pecuniária, procedeu, por efeito da lei, à reclassificação na carreira técnica superior – níveis III, IV E V da Tabela A – dos enfermeiros e dos técnicos de diagnóstico e terapêutica com licenciatura, o mesmo ocorrendo com os educadores sociais e os técnicos de animação sócio-cultural e de animação comunitária com tal habilitação.

Em reunião da contratação colectiva, a Frente Sindical dos Trabalhadores da Função Pública referiu a possibilidade de levar a cabo uma concentração junto do Ministério do Trabalho, em Lisboa, em defesa do emprego dos trabalhadores das IPSS em serviço nos ATL.
Se tal se vier a verificar, a CNIS sugere às Instituições que seja viabilizada a participação aos trabalhadores interessados em participar nessa eventual iniciativa.


A ter em atenção os próximos desenvolvimentos, os quais poderão significar uma alteração salarial para alguns educadores sociais de mais de 200 € mensais...



Fonte: CNES

Procura-se Animador Sócio-Cultural

O Centro Immensus Saberes procura Animador Sócio-Cultural para dinamizar actividades de ATL durante as tardes, a partir de 20 de Junho de 2008.

Envie o seu CV para:
rh@immensus-saberes.pt

O Centro Immensus Saberes situa-se na zona do Cacém, Linha de Sintra.

Para mais informações:
www.immensus-saberes.pt ou www.immensuss.com

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Cursos de Formação e Workshop

WORKSHOP
Clique sobre o workshop para obter mais informações

“Dislexia: Estratégias Preventivas e (Re)Educativas para Professores e Educadores”


CURSOS DE FORMAÇÃO
Clique sobre os cursos para obter mais informações


JUNHO
“PERTURBAÇÃO DA HIPERACTIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO”
CALENDARIZAÇÃO / HORÁRIO

O Curso de Formação decorre nos dias 16, 23 e 30 de Junho das 19 às 23h.


ACTIVIDADES PSICOPEDAGÓGICAS EM LARES DE TERCEIRA IDADE
'
CALENDARIZAÇÃO / HORÁRIO

O Curso de Formação decorre nos dias 21, 28 de Junho, 5 e 12 de Julho das 10h00 às 18h00.

“PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS DOS 7 AOS 11 ANOS”
CALENDARIZAÇÃO / HORÁRIO
Grupo I: dias 5, 12, 19, 26 de Junho, 3, 10 e 17 de Julho das 9 às 13 horas.Grupo II: dias 5, 12, 19, 26 de Junho, 3, 10 e 17 de Julho das 18h30 às 22h30.


JULHO
“AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DO ADULTO E DO IDOSO”

CALENDARIZAÇÃO / HORÁRIO

O Curso de Formação decorre nos dias 21, 23, 28, 30 de Julho, 4 e 6 de Agosto das 19h00 às 23h00.

Local de Realização

IAPPC, Instituto de Apoio Psicopedagógico

Parque Oceano, Rua Gonçalo Mendes da Maia, Lote 11,

Santo Amaro de Oeiras

2780-323 Oeiras

Para proceder à Pré-Inscrição deverá preencher a Ficha de Inscrição Online disponível em www.iappc.pt


Contactos:
IAPPC, Instituto de Apoio Psicopedagógico
Rua Gonçalo Mendes da Maia, Lote 11
2780-323, Santo Amaro de Oeiras


www.iappc.pt
geral@iappc.pt http://iappc.forumeiros.com/ 966 449 847

terça-feira, 15 de abril de 2008

Estágio de Serviço Social

Anuncio:
Lar de Apoio a Idosos recruta jovem recem licenciado (a) em Serviço Social para realizar o estágio profissional remunerado.
Trabalho a Realizar:
  • Acompanhamento junto das famílias dos idosos utentes;
  • Acompanhamento e encaminhamento de situações sociais

Requisitos:

  • Possibilidade de realizar estágio profissional
  • Experiência na àrea (estágios curriculares / voluntariado, etc.)
  • Espírito de iniciativa e criatividade
  • Gosto por trabalhar em equipa
  • Disponibilidade imediata

Envio de candidaturas para (só estas serão validadas):assistente-social@sapo.pt

Fonte: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=456638

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Concurso externo para preenchimento de um lugar de técnico superior estagiário de serviço social

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA
Aviso n.º 11518/2008
(clique no aviso)

Faz -se público que se encontra afixada, para efeitos de consulta, nos termos do n.º 4, artigo 38º, do Dec -Lei n.º 204/98, de 11 de Julho, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a acta projecto de lista de classificação da prova de conhecimentos do concurso externo para um lugar de Técnico Superior Estagiário da carreira Técnica Superior de Serviço Social, aberto por aviso publicado na 2.ª série do Diário da República n.º 236, de 11 de Dezembro de 2006 (parte especial).
3 de Abril de 2008. — Por subdelegação de competências do Vereador dos Recursos Humanos, a Directora do Departamento de Administração Geral, Maria Paula Cordeiro Ascensão.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

HIV/SIDA - Não custa nada estar atento ...

(Clique na Imagem para visualizar o video)


Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura).

Além dos preservativos comuns, vendidos em farmácias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como protecção durante as mais diversas práticas sexuais. É, também, preciso ter atenção à utilização de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.

Imagem: http://br.youtube.com/watch?v=hI_lyxZJmNY

Precisa-se de Assistente de Apoio Residencial para Lisboa

Zona: Portugal / Lisboa
Empresa: Tistemp
Tipo: Tempo Inteiro
Data: 8-4-2008

Anuncio: A Tistemp, E.T.T. admite para Empresa sua Cliente do Ramo da Educação e Serviço Social Assistente de Apoio Residencial.
Pretende-se:
  • Experiência como Auxiliar de Educação ou semelhante;
  • Simpatia e gosto pelo trabalho com crianças e jovens;
  • Disponibilidade para trabalhar por turnos;

Oferecemos:

  • Salário base de 650,23 €;
  • Subsídio de refeição;
  • Subsídio de horas nocturnas e boas condições de trabalho.

Os interessados deverão enviar o CV com indicação da função a que se candidatam para geral@tistemp.com, celiaalpalhao@ibermisa.com ou dirigirem-se às nossas instalações na Rua Nova dos Mercadores, Lote 2.06.02, Loja C, Parque das Nações - Lisboa.

Fonte: net emprego

terça-feira, 8 de abril de 2008

Oferta de Emprego

Empresa: Associação Meninos de Oiro
Titulo: Animador Sociocultural

Anuncio: Associação Meninos de Oiro, sedeada em Azeitão (meninosdeoiro@gmail.com), precisa de contratar a tempo inteiro Animadora Sociocultural para integrar equipa do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental.

É imprescindível que a candidata:
  • Tenha formação específica em Animação Sociocultural (curso tecnico-profissional, de preferência, ou licenciatura);
  • Seja alegre e criativa;
  • Possua experiência no trabalho com Crianças e Jovens;
  • Saiba trabalhar em equipa;
  • Tenha disponibilidade total e imediata para iniciar funções em Maio;
  • Possa trabalhar aos Sábados, e a um Domingo por mês;
  • Resida perto de Azeitão (não mais de 15km de distância);
  • Tenha carta de condução e viatura própria.

Respostas com envio de curriculo para meninosdeoiro@gmail.com até 20 de Abril

Para mais informações sobre esta oferta:http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre.asp?REF=384776

Fonte: net emprego

Imagem:http://i14.photobucket.com/albums/a317/maria8mar/Maria%20stuff/logotipopequeno.jpg

OEDT estima que consumo entre «adultos mais velhos» aumente «para mais do dobro» até 2020



O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) estima que o número de «adultos mais idosos» com problemas de consumo de estupefacientes irá aumentar para mais do dobro até 2020, previsão que classifica de «inquietante»


«Estima-se que o número de pessoas idosas com problemas de consumo de substâncias ou necessitadas de tratamento devido a perturbações causadas por esse consumo irá aumentar para mais do dobro entre 2001 e 2020» , revela o último número da publicação do OEDT «Drogas em Destaque», intitulado «Abuso de substâncias entre os adultos mais idosos».

O OEDT recorda que a Europa regista «um envelhecimento marcado da sua população», pois «mais de um quarto da mesma (cerca de 120 milhões) terá cerca de 65 anos ou mais até 2028».

Embora sublinhe que o consumo de drogas ilícitas entre os adultos mais velhos seja menos comum do que entre os jovens, a agência europeia de informação sobre drogas adianta que, «na Europa, entre 2002 e 2005 a proporção de doentes com 40 anos ou mais em tratamento devido a problemas relacionados com o consumo de opiáceos aumentou para mais do dobro (de 8,6 para 17,6 por cento)».

«Estimativas dos EUA apontam para um aumento até 300 por cento do número de pessoas com mais de 50 anos que necessitam de tratamento por problemas de consumo de drogas entre 2001 e 2020» , diz a agência com sede em Lisboa.

Na opinião do director do OEDT, Wolfgang Götz, «o número crescente de adultos mais velhos com problemas de consumo de substâncias irá impor novas e maiores exigências aos serviços de tratamento».

«Serviços habituados a tratar, sobretudo, populações jovens, terão de se adaptar para responder às necessidades deste grupo mais idoso» , considera Götz, explicando que «o envelhecimento pode originar problemas que constituem factores de risco para o abuso de substâncias».

Entre as questões apontadas, o OEDT inclui «problemas sociais (dificuldades financeiras), psicológicos (depressão) e físicos (patologias dolorosas)».

«O consumo problemático pelos adultos mais velhos de medicamentos de receita médica ou de venda livre, que pode ser 'intencional ou não intencional' e variar em termos de gravidade» , é outro dos problemas destacados na publicação do OEDT.

A agência europeia sublinha que as pessoas com mais de 65 anos são responsáveis pelo consumo de cerca de um terço da totalidade dos medicamentos de receita médica vendidos - com frequência benzodiazepinas e analgésicos à base de opiáceos.

«As mulheres idosas correm um maior risco de abuso de medicamentos de receita médica do que outros grupos, embora os problemas deste grupo passem, muitas vezes, despercebidos» , diz o OEDT, ressalvando que «as estatísticas mostram que os adultos mais velhos correm igualmente um risco relativamente mais elevado de ter problemas de alcoolismo».

«Na Europa, 27 por cento das pessoas com 55 anos ou mais declaram beber álcool diariamente. O uso combinado de álcool e outras drogas pode estar na origem de problemas entre os idosos (acidentes, ferimentos), mesmo que bebam pouco ou moderadamente» , acrescenta a agência.

Se bem que muitos adultos mais velhos, consumidores de substâncias, contactem regularmente os serviços médicos devido a complicações de saúde, os problemas de consumo de substâncias neste grupo muitas vezes passam despercebidos aos profissionais de saúde ou são mal diagnosticados devido à falta de formação adequada neste domínio ou a critérios de diagnóstico não satisfatórios, explica o OEDT.

Contudo, a agência considera possível aplicar procedimentos de rastreio melhorados para detectar o uso de substâncias neste grupo, designadamente o uso abusivo de medicação (por exemplo, controlo das receitas repetidas/múltiplas ou indicações de tolerância).

«As realidades da evolução demográfica e a crescente necessidade de serviços sentida pelos consumidores de substâncias idosos estão a sobrecarregar financeiramente os recursos existentes» , conclui.

Fonte: Lusa / SOL

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Nova lei contra aumento das vendas agressivas


«Ganhou uma viagem de sonho» ou «é o vencedor de um prémio surpresa» são alguns exemplos das chamadas que chegam com alguma frequência aos lares dos portugueses e até aos seus telemóveis.

«São os idosos e o público mais desatento ou menos informado e vulnerável o alvo principal deste tipo de práticas comerciais desleais em Portugal.»

Até ontem, estas pessoas estavam 'desprotegidas' e sem armas para lutarem contra esta invasão e pressão constantes, mas «felizmente o cenário mudou», adianta ao Destak a Associação de Defesa do Consumidor (DECO).

852 queixas só em 2007

Para punir estas práticas desleais e a publicidade enganosa, que só no ano transacto originaram 852 queixas entregues à DECO, entrou ontem em vigor um novo diploma que pretende sancionar o comportamento agressivo de alguns profissionais da área comercial.

Apesar de não haver dados relativos a 2006, as reclamações relacionadas com este tipo de vendas revelam uma tendência crescente, pois só nos primeiros três meses deste ano as queixas recebidas na DECO (478) já representam mais de metade do total do ano passado.

Sanções até 50 mil euros

As sanções a aplicar podem ir desde «a anulação do contrato», ou seja, o consumidor escreve uma carta à empresa, na qual manifesta o desejo de rescindir contrato por práticas desleais da mesma, até à aplicação de coimas.

As multas vão desde os três mil euros até quase 50 mil para pessoas colectivas e ficam entre os 250 euros até aos 3700 euros para particulares. Além destas, pode haver coimas acessórias como, por exemplo, o encerramento do estabelecimento.


sexta-feira, 14 de março de 2008

Ajudante Familiar para Criança com Paralesia Cerebral - Carnaxide


Zona: Portugal / Lisboa
Empresa: apoio domiciliario

A Familiaridade é uma empresa de cuidados ao domicílio a idosos e dependentes. Precisamos para cliente de uma AJUDANTE FAMILIAR para cuidar de criança com paralesia cerebral.
Requisitos:
  • Total dedicação à criança
  • Experiência com crianças com deficiência
  • Responsabilidade

Oferecemos:

  • Vencimento consoante horas trabalhadas
  • Só trabalhamos com recibos verdes

Local Trabalho: Carnaxide

Enviar contactos ou CV - FAVOR MENCIONAR disponibilidade horária, para geral@familiaridade.pt

Precisa-se Monitor para Comunidade Terapêutica


Zona: Portugal / Lisboa
Empresa: Associação Luis Pereira da Mota

Admite-se monitor(a) para Comunidade Terapêutica
Perfil / Condições exigidas:
  • Responsável, dinâmico e empenhado;
  • 12º ano ou curso técnico-profissional (preferencialmente sem licenciatura);
  • carta de condução (utilização de viatura da Instituição);
  • Disponibilidade imediata para trabalho por turnos, noite e fim de semana;
  • Experiência de trabalho com toxicodependentes, preferencialmente em comunidade terapêutica.

A Instituição oferece as seguintes condições:

  • Contrato de 6 meses, com possibilidade de continuidade mediante avaliação de desempenho positiva;
  • Vencimento base de 602.98€, acrescido de subsidio de turno.

Os candidatos que não reúnam todas as condições exigidas não serão considerados.

As respostas a este anúncio deverão ser enviadas para alpmsede@gmail.com, ao cuidado de Elsa Sousa.

Precisa-se Animador Sociocultural (M/F) para Colégio Cascais - Urgente

Precisa-se Animador Sociocultural (M/F) para Colégio em Cascais, freguesia de Alcabideche, com disponibilidade imediata
Funções pretendidas: As inerentes à função, nomeadamente, elaborar e aplicar um projecto de intervenção na sua área de formação, destinado a crianças dos 3 aos 10 anos de idade.
Horário: Segundas, terças, quartas, quintas e sextas das 15h30 às 18h30(15 horas P/ semana)
É em regime de prestação de serviços (recibos verdes).Enviar CV para: bomrecrutamento@sapo.pt

quarta-feira, 12 de março de 2008

Contribuintes podem apoiar AMI no IRS sem gastar nada



Este ano, pode ajudar a Assistência Médica Internacional (AMI) na sua declaração de IRS sem ter de gastar nada. Basta preencher o documento segundo as instruções da Organização Não Governamental. Saiba como


A AMI apela a todos os contribuintes: Lembre-se de escrever o número 502 744 910 no quadro 9 do anexo H do documento de declaração de IRS e de assinalar com X a opção «Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública».

Com este gesto vai estar a apoiar a AMI com 0,5% do seu imposto já liquidado. A associação aconselha a «guardar esta informação junto dos seus documentos do IRS para assegurar que não se esquecerá».

Apela ainda a ONG para que os contribuintes divulguem o mais possível esta informação «para que todos se lembrem de ajudar quem precisa».

A AMI (Fundação de Assistência Médica Internacional) é uma Organização Não Governamental portuguesa com estatuto jurídico de Fundação, privada, apolítica e sem fins lucrativos.

Desde a sua fundação, em Dezembro de 1984, pelo médico cirurgião urologista Fernando Nobre, que a AMI se assumiu como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o Homem como centro de todas as suas preocupações.


segunda-feira, 10 de março de 2008

Acordo Ortográfico - Primeiros dicionários com futura grafia do português editados sexta-feira


Na sequência da aprovação para ratificação do segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico pelo Governo, quinta-feira passada, a Texto Editores lança na próxima sexta-feira dois dicionários e um guia conformes com as alterações previstas no Novo Acordo.


Segundo informação hoje divulgada pela editora do grupo Leya, estas edições, a lançar, por ora, apenas em Portugal, «visam dar a conhecer as alterações introduzidas pelo novo acordo ortográfico de 1990».

Serão editados dois dicionários e um guia, o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico, que «será um instrumento de trabalho», explicou à Lusa fonte da Texto, o Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico, «uma edição de luxo, encadernada em couro branco», e o guia intitulado Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português.

As três obras contam com a colaboração dos linguistas João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia e são as primeiras obras lexicográficas elaboradas segundo a nova forma de escrever português.«Estas obras foram totalmente actualizadas do ponto de vista lexicográfico e reflectem uma criteriosa e adequada modernização vocabular e uma significativa inclusão de vozes originárias do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa», lê-se na nota da Texto.

O Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico integra mais de 250.000 entradas, «constitui uma obra alargada, de luxo, em caixa de dois volumes, de 1.024 páginas cada um», disse a mesma fonte.«Esta edição - acrescentou - apresenta um aspecto gráfico inovador, com capa em pele branca, títulos gravados em relevo a prata e bronze e num tamanho superior ao habitual».

O Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Conforme Acordo Ortográfico, «de carácter mais utilitário para uso diário em ambiente académico e profissional», inclui 125.000 entradas.Atual - O novo acordo ortográfico - O que vai mudar na grafia do português é, segundo a nota da Texto, «um guia acessível e de consulta rápida sobre as principais mudanças no acordo».



quarta-feira, 5 de março de 2008

Urgente - Animadores para Feira da Criança

Anuncio
Precisam de animadores (pinturas faciais, escultura de balões, artes circenses...) para trabalho em stand na Feira da Criança a realizar em 6, 7 e 8 de Março de 2008.
Responder apenas quem tiver residência em Santarém ou muito perto. Envie breve descrição do que faz e contacto telefónico para: mdsmarket@mail.telepac.pt

segunda-feira, 3 de março de 2008

Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES)


Abertura de Candidaturas
Foi publicado em Diário da República o aviso de abertura de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), constante do Despacho n.º 5266-A/2008, de 26 de Fevereiro.
Avisam-se os interessados que irá decorrer, entre 4 e 31 de Março de 2008, o período de apresentação de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), nos termos previstos do Regulamento PARES, aprovado pela Portaria n.º 426/2006, de 2 de Maio.
Apenas são elegíveis os projectos que se situem nos concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, conforme lista anexa no Aviso e Abertura em vigor, e que se destinem à criação de novos lugares em creche, sendo entre estes considerados prioritários os projectos que correspondam a reconversão de ATL em creche.
As candidaturas deverão ser submetidas via on-line, no Serviço Segurança Social Directa.
Para aceder à Segurança Social Directa para submeter a(s) candidatura(s) no âmbito do PARES é necessário encontrar-se registado na Segurança Social Directa. Para tal aceda:
1. Ao site da Segurança Social (www.seg-social.pt)
3. Proceda ao registo (posteriormente, ser-lhe-á enviado, via correio, a password de acesso).
Caso já se encontre, devidamente registado:
1. Aceda ao site da Segurança Social (www.seg-social.pt)
3. Insira o NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e a respectiva password de acesso
4. Ao surgir o menu Serviços Disponíveis, clique em “Candidatura ao Programa PARES”.
Para formalizar a sua candidatura deve:
1. Preencher o formulário no site da Segurança Social Directa;
2. Submeter o formulário com sucesso;
3. Remeter até ao dia 01 de Abril de 2008 após submissão do formulário com sucesso, os seguintes documentos:
  • 3.1.1. Versão impressa do formulário de Candidatura, depois de introduzidos, obrigatoriamente, com sucesso os respectivos dados on-line no site da Segurança Social Directa;
  • 3.1.2. Termo de Responsabilidade, devidamente, datado e assinado por quem tenha competência para o acto;
  • 3.1.3. Estudo prévio, ou elementos de fase posterior do projecto técnico, que deve ser instruído com os elementos previstos no ponto 11.2 do Regulamento do PARES (Nota: De forma a facilitar a análise, após cada submissão de candidatura(s), remeta as peças desenhadas do Projecto de Arquitectura, respectivo, em formato digital (.DWG, .DXF) através da Segurança Social Directa. Não invalidando a necessidade de o remeter em suporte papel para que o dossier da sua candidatura fique completo);
  • 3.1.4. Informação prévia da autarquia sobre viabilidade de construção, conforme previsto no ponto 11.3 do Regulamento do PARES;3.1.5. Documento comprovativo da titularidade ou propriedade, do terreno ou do edifício ou fracção a intervencionar, por parte da entidade promotora, conforme previsto no ponto 11.4 do Regulamento do PARES.


ATENÇÃO:A entidade poderá alterar/modificar a sua candidatura enquanto não a submeter, tendo a possibilidade de gravar as informações página a página. Após submissão das candidaturas com sucesso, as entidades promotoras, não poderão proceder a quaisquer alterações.Desta forma, se pretender alterar a candidatura submetida anteriormente, e desde que o prazo de candidaturas ao programa ainda se encontre a decorrer, deverá Registar uma nova Candidatura com as alterações pretendidas; tornando-se a sua anterior candidatura obsoleta para o sistema.Impreterivelmente, deverá remeter, ou entregar em mão, a impressão do formulário submetido e considerado como o correcto, juntamente com o Termo de Responsabilidade (devidamente datado e assinado por quem tem competência para o acto) e os documentos solicitados no Regulamento PARES e no Aviso de Abertura (se aplicável) para os locais definidos em Aviso de Abertura.


Abertura de candidaturas PARES

(Conforme apresentado no Despacho)

Avisam-se os interessados que irá decorrer, entre 4 e 31 de Março de 2008, o período de apresentação de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), nos termos previstos no Regulamento do PARES, aprovado pela Portaria n.º 426/2006, de 2 de Maio, de acordo com as seguintes condições:

1. Resposta social elegível, conforme ponto 2.1.2 do Regulamento do PARES Creche (devendo obedecer às condições de organização, instalação e funcionamento previstas no Despacho Normativo n.º 99/89, de 27 de Outubro), nos seguintes termos:

  • 1.1 São elegíveis as candidaturas a reconversão de ATL em Creche que correspondam a equipamentos existentes.
  • 1.2 São elegíveis as candidaturas a obras de construção de raiz ou aquisição de imóvel e respectiva adaptação, que visem exclusivamente a criação de lugares em Creche (monovalência).
  • 1.3 São elegíveis as candidaturas para ampliação de equipamentos existentes, que visem exclusivamente a criação de lugares em creche.
  • 1.4 São elegíveis as candidaturas a obras de construção de raiz ou aquisição de imóvel e respectiva adaptação, que visem a criação de lugares em Creche, podendo estar acoplada a estabelecimento de educação pré-escolar (multivalência).

2. Nos termos do disposto no ponto 3.10 do Regulamento do PARES consideram-se elegíveis exclusivamente as candidaturas cujos projectos se situem nos concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

3. Dotação Orçamental para a presente abertura de candidaturas, conforme previsto no n.º 2 do Artigo 5º da Portaria n.º 426/2006, de 2 de Maio de 2006:

  • 3.1 Dotação Orçamental na resposta social Creche, correspondente ao montante de financiamento público: 22.300.000 €.
  • 3.2 Assistência Técnica do ISS, I.P: 1% da dotação prevista em 3.1.
  • 3.3 Nos termos do ponto 16.6 do regulamento do PARES, a dotação orçamental prevista no ponto 3.1, pode ser reformulada por Despacho do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, em função das candidaturas apresentadas no âmbito do presente aviso de abertura.

4. Formalização e instrução da candidaturaConforme previsto no ponto 11 do Regulamento do PARES, sem prejuízo do disposto n os pontos 15.3 e 15.4 do mesmo, para instrução da candidatura devem ser entregues os seguintes documentos:

  • I. Versão impressa do Formulário de Candidatura, depois de introduzidos obrigatoriamente com sucesso os respectivos dados on-line no site da Segurança Social Directa (www.seg-social.pt), com o termo de responsabilidade datado e assinado por quem tem competência para o acto nos termos da lei e/ou dos estatutos.As entidades promotoras que não detenham password de acesso à Segurança Social Directa devem proceder antecipadamente ao respectivo registo on-line.
  • II. Estudo prévio, ou elementos de fase posterior do projecto técnico, que deve ser instruído com os elementos previstos no n.º 11.2 do Regulamento do PARES.
  • III. Informação prévia da autarquia sobre viabilidade de construção, conforme previsto no ponto 11.3 do Regulamento do PARES.
  • IV. Documento comprovativo da titularidade ou propriedade, do terreno ou do edifício ou fracção a intervencionar, por parte da entidade promotora, conforme previsto no ponto 11.4 do Regulamento do PARES.

5. Sem prejuízo da prioridade atribuída aos projectos que apresentem um maior nível de financiamento próprio, nos termos do ponto 16 do Regulamento do PARES, não serão elegíveis os projectos cujo financiamento público, no âmbito da presente abertura de candidaturas, exceda 70% do investimento total elegível de referência, conforme previsto no ponto 8.3 do Regulamento do PARES.

6. O adequado dimensionamento do projecto constitui, conforme ponto 3.9 do Regulamento do PARES, uma condição de acesso ao Programa, sendo que a adequação do dimensionamento do projecto é avaliada através da aplicação de um factor de sobredimensionamento ao resultado do produto do número de utentes pelo custo padrão de construção por utente.Na presente abertura de candidaturas o factor de sobredimensionamento, previsto no ponto 3.9.2 do Regulamento do PARES, corresponde a 1,5.

7. Custo padrão de construção por utente (a) da resposta social creche, para determinação do investimento máximo elegível de referência relativo às infra-estruturas, conforme disposto no ponto 8.4.3 do Regulamento do PARES: 8.250 €.

Notas: (a) Os valores incluem despesas relativas à construção, assim como arranjos exteriores e equipamento electromecânico e fixo.

8. Percentagens previstas no ponto 8.4.6 do Regulamento do PARES, para determinação do investimento máximo elegível de referência relativo à aquisição de equipamento móvel: 10%.

9. Percentagem prevista no ponto 8.4.10 do Regulamento do PARES, para determinação do investimento máximo elegível de referência relativo à aquisição de serviços para elaboração dos projectos técnicos de arquitectura e engenharia: 5%.

10. Percentagem prevista no ponto 8.4.11 do Regulamento do PARES, para determinação do investimento máximo elegível de referência relativo à aquisição de serviços de fiscalização da obra: 2%.

11 - O coeficiente de simultaneidade aplicado ao custo padrão de construção por utente, previsto no n.º 8.4.4 do Regulamento do PARES, corresponde a 0,9, nas situações em que o equipamento inclua mais de uma resposta social.

12. Critérios de selecção, hierarquização e selecção de candidaturas:

  • 12.1 A avaliação das candidaturas será feita com base nos critérios de selecção definidos no ponto 16.1 do Regulamento do PARES, relativamente aos quais são atribuídas as seguintes ponderações:

Cobertura ......................... 42,0%

Capacidade ...................... 35,0%

Prioridade social ................ 11,5%

Inserção ........................... 11,5%

  • 12.2 Capacidade máxima preferencial para a resposta social Creche, prevista no ponto 16.2 do Regulamento do PARES, considerada exclusivamente para determinação do Critério Capacidade: 66 utentes;
  • 12.3 São consideradas prioritárias em sede de hierarquização e selecção as candidaturas que correspondam a reconversão de ATL em Creche.;
  • 12.4 As candidaturas são indeferidas, de acordo com o disposto no ponto 16.5 do Regulamento do PARES, em função:
    I. Da restrição orçamental, considerando a dotação orçamental prevista no ponto 3.1 do presente aviso de abertura de candidaturas, sem prejuízo do disposto no ponto 3.3;
  • II. Do resultado do Rácio de Benefício Custo previsto nos pontos 16.4.1 e 16.4.2 do Regulamento do PARES, se este for inferior ou igual a zero.13. Local de apresentação da candidatura e obtenção de informações.

As candidaturas podem ser enviadas por via postal registada ou entregues por mão própria:
No Gabinete de Planeamento do ISS, I.P, na seguinte morada:Avenida Almirante Reis, n.º 133, 4.º, 1150-015 Lisboa;
Nos Centros Distritais do Instituto de Segurança Social da sua área de intervenção.Para mais informações contactar o Gabinete de Planeamento do ISS, I.P ou o Centro Distrital da sua área de intervenção, nos seguintes contactos:


Anexo


Concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e PortoÁrea Metropolitana de Lisboa:

  • Alcochete
  • Almada
  • Amadora
  • Barreiro
  • Cascais
  • Lisboa
  • Loures
  • Mafra
  • Moita
  • Montijo
  • Odivelas
  • Oeiras
  • Palmela
  • Seixal
  • Sesimbra
  • Setúbal
  • Sintra
  • Vila Franca de Xira

Área Metropolitana do Porto:

  • Arouca
  • Espinho
  • Gondomar
  • Maia
  • Matosinhos
  • Porto
  • Póvoa de Varzim
  • Santa Maria da Feira
  • Santo Tirso
  • São João da Madeira
  • Trofa
  • Valongo
  • Vila do Conde
  • Vila Nova de Gaia

Legislação:

Despacho n.º 5266-A/2008, de 26 de FevereiroAprova o aviso de abertura de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

Portaria n.º 426/2006, de 2 de Maio. Cria e regulamenta o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

Normativo n.º 99/89, de 27 de OutubroAprova as Normas Reguladoras das Condições de Instalação e Funcionamento das Creches com Fins Lucrativos.Listas de Equipamentos (PARES):

Creche – 33


Fonte: www.seg-social.pt

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Formação em Educação Parental











Jumbo vai abrir rede de creches juntos aos hipermercados


Filhos dos funcionários terão prioridade mas outras crianças também serão aceitesO grupo Auchan, que detém os hipermercados Jumbo, está a preparar a abertura de uma rede de creches junto a estas grandes superfícies.
Segundo avança o «Diário de Notícias», a primeira vai abrir em Castelo Branco, onde está a ser construído um centro comercial, mas há já outras creches em projecto, para as quais estão a ser estabelecidos os protocolos necessários.
Américo Ribeiro, director-geral da Auchan Portugal, afirmou ao jornal que a iniciativa está a ser desenvolvida pela fundação do grupo e que pretende servir a população que reside onde as lojas estão inseridas, no âmbito da política de responsabilidade social da empresa. Os filhos dos colaboradores terão prioridade, mas os estabelecimentos têm como objectivo a abertura a outras crianças.
As licenças e protocolos necessários ainda não foram todos estabelecidos, razão pela qual o responsável não quis adiantar mais detalhes sobre o projecto. Contudo, se for possível, a ideia da Auchan é ter creches a funcionar em horário muito alargado, acompanhando as horas de funcionamento dos hipermercados (que vão para além da abertura e fecho ao público).


Imagem:www.junior.te.pt/.../paiseduc/brincar3.gif

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Estejam atentos Educadores Sociais...


Franceses querem investir em clínica residencial para idosos em Abrantes
15.02.2008


A Câmara Municipal de Abrantes aprovou, anteontem, a alienação, a um grupo empresarial francês, de 57 mil metros quadrados de terreno para a instalação de uma residencial clínica, projecto que poderá orçar em 60 milhões de euros.

O executivo municipal decidiu vender o terreno ao preço simbólico de 1,25 euros por metro quadrado ao grupo Existance, que pretende criar o Ofelia Club na encosta norte da cidade de Abrantes, numa área já loteada.

O presidente da Câmara de Abrantes, Nelson de Carvalho, disse que este projecto será composto por 12 edifícios com 780 quartos, 1560 camas, berçário, piscinas e restaurantes e que vai permitir a criação de 500 postos de trabalho. O projecto tem como público-alvo o mercado escandinavo e será composto por um edifício central e mais 11 edifícios-satélite que prestarão um serviço diversificado na área dos cuidados continuados. "É um projecto direccionado sobretudo para aposentados do Norte da Europa, que procuram um bom clima para usufruírem da sua reforma, mas também para acamados e para quem necessite de cuidados continuados", disse o edil.

O presidente da câmara precisa ainda que este é um projecto "estruturante", que "reforça o posicionamento global" de Abrantes e que vai originar um "forte impacto" nos serviços e no comércio local e regional. "O público-alvo para quem este projecto é vocacionado tem grande poder de compra e vai ser muito importante em termos de animação económica, turística e de fixação de quadros especializados" na área da saúde. Segundo disse, "importa não esquecer que também os familiares do público-alvo definido vão querer fazer as suas visitas, pelo que todo o sector turístico e hoteleiro da cidade e da região vai beneficiar, por arrasto, com este projecto".O Ofelia Club poderá avançar ainda durante este ano, após a obtenção por parte do promotor dos respectivos licenciamentos.

O grupo francês definiu o prazo de 90 dias para apresentação à câmara do projecto de arquitectura e mais 60 dias para apresentação e aprovação dos projectos de especialidade. Lusa Segundo o edil de Abrantes, o projecto é estruturante e terá um forte impacto na economia local e regional.